O ex-goleiro holandês Jan Jongbloed, finalista das Copas do Mundo de 1974 e 1978 pela seleção holandesa, morreu na última quinta-feira (31), aos 82 anos. Nas duas edições, o arqueiro utilizou o camisa 8, transformando-o em ícone cult da Copa do Mundo.
Na Copa do Mundo de 1974, a Holanda perdeu a final para a anfitriã Alemanha. No próximo torneio, uma disputa na Argentina, vou perder para te dar dinheiro.
“Estamos tristes com a morte do ex-goleiro do Orange, Jan Jongbloed. O lendário goleiro disputou duas finais da Copa do Mundo pela seleção nacional em 1974 e 1978. Nossos pensamentos estão com todos os seus familiares e pais”, lamentou o perfil da seleção holandesa no Twitter.
Ferrugem Zacht, Jan. 🙏
Estamos tristes com o falecimento do ex-goleiro da Oranje, Jan Jongbloed (82). O lendário goleiro disputou duas finais de Copa do Mundo pela seleção nacional em 1974 e 1978. Nossos pensamentos estão com toda a sua família e parentes. 🧡 pic.twitter.com/HihrCyzEsO
-OnsOranje (@OnsOranje) 31 de agosto de 2023
Natural de Amsterdã, Jongbloed fez carreira em pequenos clubes do Futebol Holandês, como DWS, FC Amsterdam, Roda JC e Go Ahead Eagles, rejeitando mais do que qualquer proposta do Ajax.
Antes mesmo da mudança na regra de recebimento de bola dos goleiros, que só foi alterada em 1992 e passou para evitar que os arqueiros recebessem passe dos companheiros e batessem com as mãos, Jongbloed já era especialista em ioga com os pés.
Em 1985, aos 44 anos, tornou-se o jogador mais velho a disputar uma partida da Eridivisie, a primeira divisão holandesa. Um ano antes, ele enfrentou uma tragédia familiar: seu filho Erik, que também era goleiro, morreu aos 21 anos após ser atingido por um raio durante um jogo amador na capital holandesa.
(Publicado por Bruno Rodrigues)
Siga CNN Esports em todas as plataformas
Comparador: